BOOK
Medicina Fetal
(2012)
Additional Information
Book Details
Abstract
É o primeiro livro da Série FEBRASGO.
A escolha por ter, nesta área de atuação, nosso primeiro livro, considera o enfoque multidisciplinar do produto conceptual cuja ação primaria de atenção deve ser dispensada à mãe. Assim, na apresentação deste livro, gostaria de estabelecer o termo Medicina Materno-Fetal, pois como ginecologista e tocólogo de longa data, não consebo o feto sem a mãe, nem a medicina fetal sem a obstetrícia, em especial, a de alto risco.
Desta forma, a Medicina Materno-Fetal tornou-se um braço importante da obstetrícia moderna e passou a abranger outras áreas afins, incluindo a genética, a teratologia, o diagnóstico por imagem, a endocrinologia e a fisiologia materno-fetal. O feto outra inacessível ao obstetra/perinatologista, tinha sua assistência médica dispensada, exclusivamente, à mãe com a esperança de que a simples melhoria das condições maternas beneficiaria o estado de saúde fetal. Nos últimos anos, o concepto tornou-se acessível, permitindo que doenças fetais fossem diagnosticadas e tratadas mesmo antes do nascimento.
Assim, o feto emerge como um paciente; e a saúde materna entra numa nova dimensão. Ele agora é visto como parte integrante dos processos fisiológicos ou patológicos do binômio materno-fetal e exige daqueles que lidam com a Medicina Materno-Fetal vasto conhecimento das complicações da gravidez que afetam a mãe e/ou o feto e com as várias modalidades disponíveis para o diagnóstico, a avaliação e o tratamento materno-fetal.
Este livro é fruto desta visão, amplamente discutida entre mim e o Professor Nilson Roberto de Melo, Diretor Científico da FEBRASGO. Finalmente, a colaboração de grandes nomes da literatura nacional e internacional neste trabalho, encontrou no Professor Eduardo Borges da Fonseca, Presidente da Comissão Nacional Especializada em Medicina Fetal, a força e a competência para orquestrar esta tarefa, que unifica de maneira simples e harmônica o entendimento dos processos fisiológicos fetais e o conhecimento científico moderno, que devem nortear a assistência Materno-Fetal.